112980_5_big

Dando sequência aos nossos artigos sobre menopausa, hoje vamos discutir sobre terapias não hormonais, nossa última publicação sobre o assunto. Tenham um ótimo fim de semana e boa leitura!

TERAPIAS NÃO HORMONAIS

Além dos medicamentos, certos cuidados são muito importantes para passar por esse período tão importante. Reduzir a ansiedade é imprescindível. A falta de exercícios durante a menopausa aumenta os riscos de muitas doenças como a obesidade, pressão alta, diabetes e osteoporose, além de corroborar com a origem de problemas emocionais como a ansiedade e depressão.

Exercícios

Respire fundo e pratique exercícios físicos: A oxigenação faz nos sentir mais aliviados. A falta dela provoca o contrário, deixa-nos angustiados. O exercício proporciona sensação de bem estar provocada pela produção de endorfinas. Estas substâncias melhoram o humor, a disposição física, mental e emocional. Os exercícios físicos além de melhorar a musculatura, previne a osteoporose. É importante frisar que todo exercício deve ser acompanhado por um profissional especialista.

Alimentação

Por fim, a alimentação que deve ser equilibrada durante toda a vida, deve ter cuidado redobrado durante a menopausa. Grãos e cereais continuam sendo a base de uma alimentação saudável, fornecendo energia e nutrientes para as atividades diárias. Dê preferências aos grãos e cereais integrais, pois eles reduzem a absorção de açúcares e gorduras. Quatro porções diárias.

Leite fornece cálcio e previne a osteoporose. Dê preferência ao leite de soja enriquecido com cálcio, pois além de fornecer o mineral tão necessário para a saúde dos ossos, tem a soja, que ajuda a diminuir os sintomas da menopausa. 2 a 4 porções diárias.

Iogurte e queijo devem ser consumidos com moderação por causa do colesterol. 2 porções.

Alimentos proteicos, associados aos exercícios físicos proporcionam a manutenção da musculatura. Dê preferência a legumes, peixes, aves e carnes magras. 2 porções.

Frutas devem ser consumidas entre as refeições. Procure comer pelo menos três tipos diferentes diariamente.

Seguindo todas essas recomendações, você terá um enorme ganho de qualidade de vida.