Nutricionista indica os nutrientes para o bom funcionamento do organismo nos diferentes ciclos.

Na vida de uma mulher, há ciclos que se repetem todos os meses (caso da famosa TPM), outros que podem aparecer algumas vezes (a gravidez, por exemplo) e aqueles que chegam para ficar (como a menopausa).

De acordo com a nutricionista Julia Melnick, alguns alimentos ajudam a promover o bem-estar das mulheres em cada um desses ciclos. Na lista abaixo, a especialista relaciona alguns desses alimentos.

:: Leites, iogurtes e queijos — são fontes de cálcio, mineral que auxilia na TPM, ajudando a diminuir a retenção de líquidos e a sensibilidade do seios. Também atua na prevenção de osteoporose. É importante na gestação, por sua influência no crescimento de ossos e dentes do bebê.

:: Figo, milho, mamão, pão integral e verduras — ricos em fibras, ajudam na redução de glicose, colesterol e triglicerídeos, além de auxiliar no funcionamento do intestino, que pode ficar prejudicado tanto na gestação quanto nos períodos menstruais.

:: Amendoim, aveia, batata e banana — ricos em vitamina B6, ajudam na produção de serotonina, controlando o humor e a vontade de comer doces.

:: Castanhas, atum, salmão, semente de gergelim e linhaça — ricos em ômega 3, podem ajudar a diminuir as cólicas, além de aumentar o colesterol bom, protegendo o coração. Ajuda a combater sintomas da menopausa, como os “calorões”.

:: Água, melancia, bergamota e chá verde — são diuréticos, ajudam a diminuir a retenção de líquidos, celulites e inchaços.

Fonte: ZERO HORA – RS