Cuidados Básicos com a Pele

Para que tenhamos uma pele limpa, hidrata e protegida, é necessário ter alguns cuidados que consideramos básicos. Com a realização de simples procedimentos, é possível controlar a oleosidade, o aparecimento da acne, o envelhecimento e principalmente, o câncer de pele.

Limpeza

O primeiro cuidado que devemos ter com a pele do rosto é a limpeza. A limpeza é feita com sabonete suave. Serve para retirar as impurezas do rosto que ficam depositadas ao longo do dia, evitando assim a oleosidade e o aparecimento da acne. O sabonete, de preferência, deve conter hidratantes. Pessoas com pele oleosa, geralmente possuem a pele desidratada. Quando isso ocorre, é frequente o aparecimento de rugas mais profundas com o passar dos anos.

Outro erro bastante corriqueiro é o uso de sabonetes bastante agressivos, como o sabão de coco. Esse tipo de sabão retira a oleosidade do rosto em excesso. O nosso organismo entende que quando isso ocorre, necessita secretar mais oleosidade para compensar a perda ocasionada pelo sabonete. O que acontece? A pele fica mais oleosa ainda. Nós chamamos isso de efeito rebote. O uso de sabonetes para a pele do rosto deve ter uma fórmula suave e com hidratantes. Pessoas com problemas de acne podem utilizar sabonetes especiais, passados pelo médico ou pelo farmacêutico na farmácia.

Tonificação

O segundo cuidado básico com a pele é a tonificação. A tonificação serve para retirar os resíduos da limpeza, ou seja, do sabonete utilizado anteriormente, e preparar a pele para o uso do próximo produto. Por exemplo, se você vai utilizar um protetor solar  ou um gel após barba, ou até mesmo um produto para clareamento de pele, esse produto terá um efeito muito melhor se você usar antes um tônico facial. O tônico facial pode ter outras funções, como acalmar a pele, regular a oleosidade, hidratar e até mesmo ajudar na proteção solar.

Hidratação e Fotoproteção

O terceiro cuidado básico com a pele é a hidratação. Como falado anteriormente, a hidratação serve para deixar a pele mais bonita e prevenir o aparecimento de rugas no futuro. Durante o dia, você pode usar um protetor solar com vitamina “E” e garantir que com a aplicação de um único produto, você tenha a hidratação e fotoproteção.

E por falar em fotoproteção, esse é o quarto cuidado básico com a pele. Uma pele bem protegida do sol garante que você não venha a ter um câncer de pele com o passar dos anos. O câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores malignos no Brasil. Se for tratado precocemente, apresenta altos percentuais de cura.