acucar

A dependência pelo açúcar pode ter mais de um tipo de causa.

De acordo com a nutricionista funcional Silvia Regina Serra, quando a pessoa sente uma vontade muito forte de comer doce logo após o almoço, pode ser que ela tenha resistência insulínica, quando o organismo pede mais açúcar no sangue. Se a necessidade de comer doce é mais no período da tarde, geralmente é por causa dos baixos níveis de serotonina. “Agora se a pessoa sente vontade de comer doce toda hora, o dia todo, como se fosse uma compulsão, pode ser fungos no organismo, principalmente no intestino”, diz.

De acordo com a nutricionista, quem é dependente de açúcar sente muita dificuldade de tirá-lo de sua dieta. Neste caso, a mudança de hábito alimentar precisa ser gradativa, diz a nutricionista, lembrando que o açúcar é comprovadamente um antinutriente, que além de não fazer bem algum para a saúde, dificulta a absorção de minerais, vitaminas, etc.

”Dificilmente uma pessoa viciada em doce consegue tirar o açúcar de uma vez de seus alimentos. Se tirar e, não der uma suplementação, pode-se entrar numa espécie de abstinência: sente dores de cabeça, ansiedade, libera cortisol e se desespera”, comenta Sílvia Regina.

Ainda, segundo a profissional, a prática de atividade física regular é um bom caminho para aqueles que desejam estimular a produção de serotonina – mesmo hormônio liberado pelos consumidores de doces. ”Todo excesso é prejudicial, as pessoas podem utilizar cereais, frutas, geleias sem açúcar, mel de flor de laranjeira, flor de eucalipto, entre outros produtos que substituem o açúcar branco (refinado)”. (F.B.)

Fonte: FOLHA DE LONDRINA – PR